Quem somos nós...

Minha foto
Cotia, SP, Brazil
Somos uma equipe de artesões, que trabalha com material reciclado e sustentável. Coletamos e fazemos o tratamento dos materiais em forno úmido, forno seco, fogo maçarico e química.Possuímos oficina de criação com sede própria onde desenvolvemos, brindes, embalagens, displays, elaboração de vitrines, material promocional, peças para decoração, artesanato, revestimento de paredes / tetos / fachadas, ilhas de exposição, stand de vendas, cenografias, material para feiras / eventos e paisagismo. Contatos: Augusto Alquezar/11.71780309

9 de fev. de 2009

Aplicações do bambu

A grande maioria dos produtos industriais e artesanais produzidos em qualquer lugar do mundo enfrenta o problema da escassez da matéria prima. E a escassez, pelas leis elementares da economia, determina o custo da produção que pode torná-la viável ou não no mercado de consumo.

Não é o caso do bambu, abundante no mato e nas beiras das estradas, usado como proteção para encosta, e desprezado exatamente por ser fácil. Se plantado e não cuidado, se torna uma praga. Mas esta praga trabalhada, rende dinheiro.
As aplicações do bambu são quase infinitas, pelo mundo inteiro: alimentação, calçados, construção pesada (andaimes, pontes, casas), móveis, utensílios (cestos, porta-retratos, talheres), xampu, remédio. Mais difícil do que descobrir o que se faz com o bambu, é descobrir o que não pode ser feito com ele.

Além dos artefatos produzidos com o bambu, negócios geram, trabalho que terceiriza para outras pessoas, como aposentados e comunidades.

Modismo? Frescura? Entre nós, talvez um recente por uma cultura que tem pelo menos 3.000 anos entre os orientais. O grelo do bambu é um ingrediente chic num prato oriental.

Na Internet, em uma única ferramenta de busca encontramos 2.250 sites sobre o bambu – até onde avançamos, nenhum em português.

Você depara com calçados italianos, casas no México e enormes indústrias de confecção de móveis e utensílios de bambu em países europeus. Na América Latina, que mais usa o bambu é a Colômbia.

Para quem conhece o bambu como matéria prima para fazer cerca de galinheiro ou vareta de pipa, imaginá-lo em uma construção civil é meio complicado. O respeito por ele, no entanto, começa ao avaliar o seu currículo. Além de uma história de pelo menos 3.000 anos, o bambu tem a flexibilidade e uma resistência que pode superar a do aço. Submetido ao tratamento elementar, natural, o móvel ou casa construído com bambu não se sujeita a corrosão ou dano produzido pelo tempo. Se ele está sendo comparado ao aço, nem dá para equipará-lo com a madeira. O bambu resiste sem chorar a uma temperatura de até 600 graus.

Quem não tem ainda uma peça de bambu, pode resistir até comprar a primeira. A partir daí, vira freguês. Outra vantagem para o interessado é que o conhecimento sobre o bambu é cumulativo, sem risco de desatualização quanto aos métodos de trabalho. O tratamento e forma de trabalhá-lo são os mesmos de há 3.000 anos.

No dia 10 de março, o sisudo jornal Gazeta Mercantil, especializado em Negócios, dedicou extensa matéria ao projeto da Bambuzeira Cruzeiro do Sul, escola e centro de pesquisa na área de desenvolvimento de técnicas alternativas de construção, movelaria e artesanato em fibras naturais. Fundada em 1996, a Bambuzeira agora vai produzir pequenas habitações em bambu para a população sem-teto de Belo Horizonte.
O projeto intitulado "Ser-Sonho Encantado Realizado" buscará, segundo Flávia Reis, assessora da escola, beneficiar famílias que vivem nas imediações do Barro Preto, bairro onde está localizada a escola, na área central de Belo Horizonte. A reportagem de Ana Luíza Herzog, para a Gazeta, traz interessante exposição de Flávia. Segundo ela, as casas de bambu poderão ser montadas e desmontadas em três módulos - teto, piso e paredes-, e por isso poderão ser transportadas facilmente. As pequenas casas de bambu serão construídas para os sem-teto através de parceria firmada entre ex-alunos da escola Bambuzeira Cruzeiro do Sul, desabrigados e arquitetos, que são responsáveis também pelos projetos das habitações.

"Caetes News" - 1300 utilidades do bambu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário